Pages

2 de dez. de 2010

Eu já gritei "NENSE"...


Eu, à esquerda, e Betinho.

Eu já gritei “Nense...”
Anos 80, uma década e tanto. Porém, quero ir a 1984, ano da estreia de Ayrton Senna na Fórmula 1. Entra em cartaz o filme Karatê Kid, Michael Jackson larga os Jackson Five e  cria Thriller. Ainda na música, Red Hot Chilli Peppers aparece para o mundo. O rock nacional estourava. Legião Urbana, Capital Inicial, Paralamas davam os primeiros passos para o estrelato.  Na luta pelo Apartheid, o africano Desmond Tutu ganha o Nobel da Paz. Tancredo vencia o Diretas Já.
Apesar da pouca idade (eram seis), vivia um tempo de mudanças. Foi o ano que saí da casa do meu avô e tios para morar com minha mãe. E foi o ano que mudei de time. Isso mesmo, um dia, sem querer, eu não fui Flamengo. E para a surpresa de muitos, um dia vesti uma camisa tricolor e gritei “Nense” após a conquista de um título brasileiro, o último nacional das Laranjeiras. Era eu um “pó-de-arroz”.
Naquele mesmo ano mudava não só de lar, mas de cidade e de time. E isso pra não largar mais. Porém, fica na memória os gritos de gol de Romerito na sacada da casa do Seu Macica, ao lado de seu filho, o fiel e saudoso amigo Betinho (se estivesse ainda vivo, nossa amizade me teria obrigado a continuar Fluzão). A rivalidade entre Fla e Flu continua firme, forte, romântica. Confesso que tenho orgulho de ter sido, na minha vida, um legítimo Fla-Flu. E o carinho pelas cores grená, verde e branco continua, apesar da imensa rivalidade com o rubro negro. Sou mais Flamengo que nunca e graças ao ano de 1984, porém as lembranças boas da infância não me deixam ter qualquer sentimento de rejeição em relação ao Nense, meu primeiro time.
Assim como o Flamengo, também nasci do Flu. E filho algum gostaria de ver o sofrimento de um pai. Portanto, domingo esse vazio, essa dor, termina. Já não poderei gritar “Nense”, mas com toda a certeza vou estar feliz por todos os amigos tricolores...


2 comentários:

  1. Gordinho desde criança, hein meu camarada!!!
    Apesar do título, parabéns pelo blog! Devo reconhecer que tá bacana. Aliás, quando se trata de Flamengo, deveria ser SEMPRE ARMANDO.
    Abraço,
    Cláudio Carioca
    (vê se toca a bola, não sou de Gaspar mas sou da patota)

    ResponderExcluir